Figuras rítmicas


Essa é a seção bastante complexa da interpretação de partituras, porque é a maneira de definir com assertividade a duração de cada timbre. Porém temos que conter tranquilidade de assimilar aos poucos toda figura rítmica e praticar a interpretação sempre partindo de situações bastante fácil, adaptar o reflexo e seguir complicando bem devagar.

Iremos compreender hoje a lógica das figuras e de que forma usar cada uma delas. Em sequencia faremos atividades complementares afim de assimilar cada figura, uma por uma de maneira bastante gradativa. As figuras rítmicas são mostradas em sequência decrescente de intervalo e é capaz de conter até 3 porções diversas em sua forma: Cabeça, haste e colchete.

Estudaremos neste instante todas as figuras inciando pela bastante longa até alcançar à de menor duração.

Primeiro – Semibreve
A Semibreve é a figura de enorme duração utilizada hoje em dia, sua aparência consiste em um minúsculo círculo somente contornado (sem núcleo). Isto é, ela tem somente a cabeça, não tem haste e jamais colchete. A semibreve é reconhecida através do algarismo Um.

Segundo – Mínima
A Mínima tem a parte superior branca unida a uma lateral e também não tem colchete. Tua duração é a meia parte do intervalo da semibreve. Isto é, o qual serve numa semibreve, é capaz de possuir 2 mínimas ocupando o mesmo intervalo. A mínima é reconhecida através do algarismo Dois. Repare que a posição da lateral é capaz de mudar em conformidade com a posição da parte superior na partitura.

Com a parte superior da figura abaixo da linha central, a lateral se localiza à sua direita e virada para cima, com a parte superior acima da reta central, a lateral se localiza à sua esquerda e virada para o lado inferior, Esta é uma norma geral empregada quando não possuirmos a sobreposição de notas simultâneas.

Isto permite a pauta musical, parecer visualmente bastante higienizada e organizada.

Quatro – Semínima
A Semínima é constituída com a parte superior preta (toda preenchida) mais a lateral. Teu intervalo iguala-se à meia parte do valor da mínima e a ¼ do intervalo de tempo da semibreve. Isto é, no qual serve uma semibreve e até mesmo duas mínimas, é capaz de termos por quatro semínimas preenchendo o mesmo intervalo. A semínima é reconhecida com o algarismo quatro.

Oito – Colcheia
A colcheia é desenhada pela parte superior preta, mais haste, e um colchete. Ela vale a meia parte da semínima e/ou ¼ da mínima e até mesmo 1/8 da semibreve. O algarismo que identifica esta figura é o 8. Repare que o colchete permanece sempre para o modo direito da figura, sem levar em consideração a posição da haste lateral.

No momento em que criamos este artigo mais de uma colcheia em ordem podemos unir teus colchetes produzindo grupos para cada pulso da canção, Isso deixa os grupos de notas bastante fáceis de se ter e a separação dos tempos mais fácil de se entender.

 

Copyright acaogeraresultados